A OPACC-Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados vai realizar na terça-feira, dia 23 de Setembro de 2014, na sua Academia, sita no Prédio da Tecnicil Indústria, na Achada de Santo António, 3º andar esquerdo, Praia, um Workshop subordinado ao tema Lavagem de Capitais, Bens, Direitos e Valores, de colaboração com a UIF – Unidade de Informação Financeira.
O Workshop será conduzido pela Dra. Kylly Fernandes, Magistrada do Ministério Publico, destacada como Diretora da referida UIF – Unidade de Informação Financeira, a qual se fará acompanhar de outros especialistas a indicar pela mesma entidade.
Esta sessão de formação, no modelo de Workshop, destina-se aos Associados da Ordem e seus colaboradores, mas também a todos os que se interessam pelo tema e desejem participar no referido Workshop, no limite da capacidade da Sala de Conferência da Academia da OPACC.
A pertinência na realização desse evento tem a ver com uma maior divulgação das leis existentes, bem como das ações de prevenção e combate do maior crime que vem assolando atualmente o nosso planeta, contribuindo inclusivamente para o financiamento do terrorismo.
A OPACC destaca o papel da UIF – Unidade de Informação Financeira a qual é responsável pela recolha, sistematização e devido encaminhamento das situações que sejam constatadas, no país, e que indiciem uma eventual utilização do sistema económico-empresarial, em geral, e do sistema financeiro, em particular, para a prática da lavagem de capitais, bens, direitos e valores.
Os interessados em participar nesta importante ação de formação deverão contactar a OPACC, sita no Prédio do Cartório e Conservatória da Achada Santo António, 3º andar esquerdo, para efeitos de inscrição, sob o pagamento de uma taxa simbólica, para fazer face aos custos de logística.
Espera-se que em resultado deste Workshop os profissionais contábeis cabo-verdianos e seus colaboradores fiquem esclarecidos e preparados para lidar com a deteção e comunicação das situações que indiciem a prática do crime de lavagem de capitais, bens, direitos e valores, o qual lhes é imposta pelas leis vigentes no país, mormente a Lei nº 38/VII/2009 de 27 de abril.
A todos os participantes no Workshop será concedido um Certificado de Formação, e, sendo auditores ou contabilistas certificados, inscritos na Ordem, aos mesmos serão atribuídas e contabilizadas as correspondentes horas de formação como sendo horas de desenvolvimento profissional contínuo, validadas com certificação, ao abrigo do artigo 11º, nº 1, do Regulamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo da OPACC.
Finalmente, fazemos votos para que todos os participantes tirem o máximo proveito da realização deste Workshop, o primeiro de uma série de Conferências, Workshops, Mesas Redondas, Encontros e eventos de natureza similar que a OPACC passará a realizar nas suas instalações na Praia, no Mindelo e nos Espargos.
No caso em concreto deste Workshop sobre Lavagem de Capitais, Bens, Direitos e Valores, deixamos um agradecimento especial à UIF-Unidade de Informação Financeira, pela sua disponibilidade em nos proporcionar este treino especializado na área da sua atuação, enquanto representante de Cabo Verde no grupo GIABA-Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental, que inclui 16 países da nossa sub-região.