Dando sequência à Formação Especializada em Auditoria que a OPACC – Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde vem realizando, de colaboração com a OROC – Ordem dos Revisores Oficiais de Conta de Portugal e com o IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna, decorreu na Praia e no Mindelo, nos dias 3 e 4 de Outubro e 6 e 7 de Outubro, respectivamente, a primeira sessão do Componente Auditoria Interna Operacional.
O Presidente da OPACC, Dr. João Mendes, não deixou de fazer uma pequena alocução de abertura do evento, onde agradeceu a preciosa colaboração do IPAI, frisou a importância do Controlo Interno e da Auditoria Interna Operacional na gestão e na governação das sociedades e das outras organizações, tendo congratulado pela aposta inteligente das entidades que entenderam por bem inscrever seus colaboradores nessa importante acção de formação.
Finalizou, desejando a todos os presentes que obtivessem o máximo proveito da formação, em benefício próprio e para colocarem os conhecimentos adquiridos ao serviço das suas entidades empregadores, que apostarem no investimento na sua pessoa.
Nada como dar o acesso, ipsis verbis, às palavras proferidas pelo Presidente da OPACC:
“Exmo. Senhor Formador
Dr. Francisco de Melo Albino
Caros colegas auditores e contabilistas certificados,
Caros participantes,
Dando sequência à nossa Formação Especializada em Auditoria, iniciaremos hoje as sessões dedicadas ao Componente Auditoria Interna Operacional.
Vamos ter a presença habitual dos nossos colegas auditores e contabilistas certificados, bem como de diversos gestores e de outros colegas técnicos das áreas contabilísticas e financeiras de empresas e outras organizações, que, com esta formação, procuram adquirir novos conhecimentos ou actualizar os seus conhecimentos na área da auditoria interna operacional.
Referimos particularmente aos participantes oriundos das grandes empresas nacionais e das instituições bancárias e seguradoras, que já têm na sua estrutura, ou pretendem instalar a breve trecho, um órgão responsável pela auditoria interna operacional, o qual, no dia a dia, executa missões de grande importância na avaliação sistemática do sistema controlo interno, em vigor nas diversas áreas, actividades e processos, e de consultoria interna à gestão.
A Formação em Auditoria Interna Operacional que a OPACC realiza, de colaboração com o IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna, aqui representado pelo Dr. Melo Albino, Vice-Presidente da Direcção e responsável pelo pelouro da Certificação profissional, será de grande importância para todos os participantes, porque tem por base as matérias dos cursos que servem de preparação para os exames da certificação internacional CIA – Certified Internal Auditor, realizados sob os auspícios do IIA – The Institute of Internal Auditors, e também porque a formação aborda os conceitos mais recentes de auditoria e gestão do risco, podendo mesmo afirmar que estaremos perante o “state of the art” em matéria de Auditoria Interna Operacional.
Não é demais relembrar que esta formação decorre dos primeiros contactos que a OPACC estabeleceu com o IPAI, há cerca de um ano, e é já fruto do Protocolo de Cooperação Institucional assinado pelas duas organizações, no passado mês de Junho, aquando da Conferência Anual dos Auditores Internos Portugueses.
Aproveitamos o momento em que se realiza esta primeira sessão da Formação Especializada em Auditoria Interna Operacional para agradecer ao IPAI pela sua preciosa colaboração na realização deste evento, bem como a todos os formadores envolvidos na realização do mesmo.
Citamos nomeadamente o Dr. Francisco de Melo Albino, aqui presente, que animará esta primeira sessão, dedicada ao Controlo Interno e Auditoria Interna Operacional, e a terceira sessão, sobre os Relatórios de Auditoria Interna Operacional, e o Dr. Nuno Oliveira, que estará connosco no próximo mês de Novembro, para animar a segunda sessão da formação, que se debruça sobre o tema Auditoria Interna Operacional Baseada no Risco – Metodologia ERM – Enterprise Risk Management.
Finalmente, desejamos que todos tirem o máximo proveito desta formação, em benefício próprio e colocando os conhecimentos adquiridos ao serviço das entidades empregadoras que apostaram inteligentemente nesse investimento na vossa pessoa.
Que todos tirem o rendimento desejado!
Por último, renovamos o nosso muito bom dia a todos e reiteramos as nossas anteriores felicitações à OPACC, pela realização deste evento, bem como a nossa saudação especial à Cooperação Institucional, que ora se inicia, entre a OPACC e o IPAI.
Boa formação!”