O prometido é devido, diz o velho ditado.
Na mensagem de fim do ano do Presidente do Conselho Directivo, este tinha prometido que a OPACC iria realizar, logo no início de 2012, as acções de formação em contabilidade no contexto do SNCRF, que estavam programadas para 2011, e que razões contra a vontade da Ordem impediram que fossem realizadas.
Efectivamente, com a preciosa colaboração da APOTEC-Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade, que nos ajudou a identificar um formador, bastante experiente e altamente reconhecido pelos formandos que frequentam habitualmente as acções de formação organizadas por aquela associação afim, eis que a OPACC pôde calendarizar duas acções de formação, uma versando aspectos práticos aplicativos das NRF-Nomas de Relato Financeiro adoptadas em Cabo Verde e outra sobre Encerramento de Contas no contexto do SNCRF.
As duas acções de formação vão ser animadas pelo Dr. José Araújo, Técnico Oficial de Contas, Consultor e Formador Certificado que, para além de ter desempenhado, ou desempenhar ainda, funções de relevo a nível das Ordens e Associações profissionais da classe, desenvolve uma actividade intensa na consultoria contabilística e fiscal, no sector privado, e na animação de várias acções de formação profissional, para os sócios das diversas organizações de Contabilistas portuguesas, e também acções inter e intra empresas, a pedido de conhecidas sociedades de consultoria e treinamento e de grandes empresas ou grupo económicos.
As formações a serem realizadas terão um carácter eminentemente prático, conforme solicitado ao formador, e destinam-se preferencialmente àqueles profissionais que já frequentaram anteriormente alguma formação teórica, sobre as normas cabo-verdianas, e vem trabalhando com o novo sistema contabilístico em vigor no país, na medida dos conhecimentos adquiridos, mas que eventualmente sentem necessidade de aprofundar aspectos concretos, que só pontualmente defrontam, no dia a dia.
Estamos expectantes que o Dr. José Araújo será o formador que todos precisam, para os ajudar a navegar na complexidade da leitura e correcta interpretação das normas internacionais de contabilidade e de relato financeiro, IAS/IFRS, de responsabilidade da IASB-International Accounting Standards Board (Comissão para Normas Internacionais de Contabilidade), adoptadas em Cabo Verde, desde 2009, sob a designação de NRF-Normas de Relato Financeiro, inseridas no novo Sistema de Normalização Contabilística e de Relato Financeiro (SNCRF).
Que todos os participantes obtenham, com estas acções de formação, um incremento dos seus conhecimentos em matéria de aplicação prática do SNCRF, são os votos que formulamos.
Resta-nos remeter os leitores para o menu “formação técnica – contabilidade”, deste website, onde encontrarão toda a informação que foi possível disponibilizar para os eventuais interessados na frequência destas acções de formação em contabilidade no contexto do SNCRF.