A OPACC decidiu investir na videoconferência, como forma de amenizar o problema da dispersão e insularidade que assola os países arquipelágicos, como Cabo Verde.
Efetivamente, com um investimento conjugado na aquisição de licenças do software Microsoft Office 365 e de três kits com câmaras e respetivo suporte sonoro, a OPACC já pode utilizar a videoconferência nas suas atividades formativas e em Assembleias-gerais, reuniões de órgãos colegiais e outras atividades.
O sistema foi ensaiado quando da realização da formação em Método de Equivalência Patrimonial-Aspetos mais Relevantes e Ativos não Correntes, as quais se realizaram, presencialmente, na ilha de S. Vicente, nas instalações da OPACC, no dia 25 de Abril de 2014, e foram transmitidas em videoconferência para uma das salas de formação da Academia da OPACC, na Praia, em direto, onde as mesmas formações foram frequentadas por cerca de 12 participantes.
Por outro lado, logo a seguir, no dia 28 de Abril, uma Mesa Redonda realizada no Anfiteatro da Escola Industrial e Comercial do Mindelo-Guilherme Dias Chantre (Escola Técnica) foi também transmitida em videoconferência para uma das salas de formação da Academia da OPACC, na Praia, dando oportunidade a vários antigos alunos daquela Escola, entre os quais o Presidente do Conselho Diretivo da OPACC, Dr. João Mendes, o Secretário-geral da OPACC, Dr. Severo Soares, o Administrador da ADEI, Dr. Francisco Fortes, e o Empresário Dr. Xisto Almeida a nela participar e intervir em direto, tendo as intervenções sido escutadas em boas condições sonoras, na cidade do Mindelo.
Proximamente, é intenção da Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados realizar duas formações, uma de Auditoria Financeira com base nas Normas ISA e outra em Contabilidade Financeira Avançada, ambas co-financiadas pelo Banco Mundial e ministradas por formadores da OROC-Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal, as quais, sendo realizadas na cidade na Praia, numa das salas da Academia da OPACC, serão transmitidas em videoconferência para as instalações da OPACC na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, e na cidade dos Espargos, na ilha do Sal.
Pensamos que o processo de utilização da videoconferência irá estender-se ao seu uso nas Assembleias-gerais de Associados e nas reuniões dos órgãos colegiais da Ordem, aliás, como já foi referido, devendo culminar na sua utilização no 1º Congresso da OPACC, a ser realizado nos finais de Janeiro de 2015, que faremos os possíveis para ser um Congresso Bipolar, a decorrer na Praia e no Mindelo, simultaneamente, (eventualmente transmitido, também, em videoconferência para a ilha do Sal), optando os oradores por intervir na Praia ou no Mindelo, para toda a audiência do Congresso.
Haja sucesso em mais esta iniciativa da nossa Ordem, que visa ajudar a resolver, paulatinamente, o problema da dispersão e insularidade das nossas ilhas, que queremos continuem, sempre, ilhas, mas cada vez mais unidas, não desejando nunca que “nenhum cataclismo revolte o fundo dos nossos mares e as cole umas nas outras” (sublinhado nosso) tal como um dia um iminente senhor teria desejado que um cataclismo nos afundasse para sempre se deixássemos de ser colónia (mais ou menos isso).